Os vereadores reuniram-se com representantes do Conselho Municipal de Saúde, secretário municipal da saúde, coordenadora municipal da saúde, equipe contábil e jurídica do Executivo para debater o orçamento destinado à pasta da Secretaria de Saúde.

Os vereadores reuniram-se na tarde de segunda-feira (04/07), com representantes do Conselho Municipal de Saúde, secretário municipal da saúde, coordenadora municipal da saúde, equipe contábil e jurídica do Executivo para debater o orçamento destinado à pasta da Secretaria de Saúde. Na ocasião também foram discutidos demais assuntos referentes à saúde, sendo eles, contratação de novos médicos, compras de medicamentos, materiais de expediente e melhoria nos ESF, UBS e hospital.
A assessora contábil Marijara Guimarães, informou que o orçamento proposto para a saúde atualmente, é de R$ 3.161.759, 66, sendo que dentro deste total estão inclusos os valores dos repasses atrasados no valor de R$ 998.855,30.
O Conselho solicitou apoio do legislativo para discutir sobre o orçamento e como o valor deverá ser investido, pois segundo o Conselho o acesso entre os membros do mesmo e o Executivo está bastante inacessível.
Segundo o secretário de saúde Silmar Rodrigues, havia um propósito de usar o valor citado a cima para criar um Centro de Imagem, mas, de acordo com o Conselho Municipal, o qual é um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social, é inviável que seja construído um Centro de Imagem, enquanto há falta de médicos, medicamentos, materiais de expediente, problemas de infraestrutura, entre outros, em Salto do Jacuí e interior.
O vereador presidente Sandro Drum, sugeriu então, uma nova reunião que ficou agendada para o dia 26/07, às 16h na Câmara de Vereadores, onde a gestão da saúde se comprometeu em apresentar algumas ações concluídas durante esse período.
Para o presidente da Câmara, vereador Sandro, a reunião foi válida para melhor análise do orçamento atual. “É importante a aproximação entre o legislativo e o Conselho Municipal, assim como com a Secretaria de Saúde, pois há alguns dados que não conhecemos e que poderão nos auxiliar a tomar as decisões corretas”, disse. Assim como os demais vereadores presentes, que se dispuseram a ir atrás de emendas, pois segundo eles, não há política quando o assunto é buscar melhorias para o avanço do município.